quinta-feira, 17 de junho de 2010

ARTESANATO UBATUBENSE .....Ecoprojeto em Ubatuba ensina tecelagem com fibra de bananeira


O ecoprojeto Oficina de Tecelagem com Ênfase na Fibra de Bananeira, desenvolvido pela tecelã Débora U. Barocas, no bairro do Sesmaria, será finalizado neste mês de junho. Iniciado em setembro do ano passado, o ecoprojeto teve como linha básica o estabelecimento de uma oficina de tecelagem e a preparação da fibra. Um grupo de alunas foi capacitado, em diversas técnicas, da produção até a utilização de vários tipos de teares. No inicio foram construídos teares simples, com materiais facilmente encontrados. Em uma segunda etapa foram montados os teares de pente-liço e já nesta fase, o projeto conquistou sua sede própria.





Hoje essas alunas formaram a MUSA (Mulheres de Ubatuba Sesmaria das Artes), que manterão a oficina e continuarão o trabalho. A oficina da MUSA está localizada na rua Fiat, 78, no bairro Sesmaria, próximo a escola municipal "Sr. João Alexandre". Mantendo o propósito da sustentabilidade, a casa conta com um aquecedor solar produzido com garrafas PET e caixas de Tetrapak, instalado em parceria com o ecoprojeto Aquecedor Solar com PET, da OSC Celebreiros.



Segundo a coordenadora do ecoprojeto, foram desenvolvidas várias oficinas de tecelagem, de corte e preparação da fibra, no próprio bairro e em outros locais do município como com as comunidades do Camburi, Quilombo do Camburi, e do bairro do Rio Escuro. “Foi muito rico, e trouxe a possibilidade de conhecer outras situações sociais e de meio ambiente muito particulares em nosso município. Desde o inicio, com o material adquirido e mais tarde com a fibra de bananeira, preparada pelas alunas, foram produzidas peças como jogos americanos, centros de mesa e outras peças de decoração, as quais já foram colocadas à venda”, disse Débora U. Barocas.



Resultados

A Musa participou entre os dias 15 e 23 de maio da “Mostra de Artesanato Sustentável de Ubatuba”, na sede do Projeto Tamar, em Ubatuba, onde foram expostas e comercializados centros de mesa, jogos americanos, tolhas de bandejas, bolsas, entre outras peças que despertam a atenção pela beleza e colorido de cada peça. “A oficina proporciona uma atividade rentável, com grandes possibilidades de expansão e ao mesmo tempo, ecologicamente correta”, analisa Débora que pretende ainda continuar com o projeto em outras comunidades. “Da mesma maneira que foi montada a oficina no bairro da Sesmaria, pode ser feito em praticamente em qualquer lugar, desde que tenha a demanda e as condições necessárias”, anunciou a tecelã. Hoje a MUSA também está no ar com o blog http://musatecela.blogspot.com/ e com o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=6FK8rTjyGGU .

Parceiros

O ecoprojeto Oficina de Tecelagem com Ênfase na Fibra de Bananeira foi desenvolvido em parceria com o Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável, através da Universidade Católica de Santos, o ReaLNorte (colegiado com 12 entidades ambientalistas), Petrobras, Secretaria Municipal de Educação (Escola Sr. João Alexandre) e o Projeto Namaskar.

Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU

Um comentário:

MORENAFLOR disse...

Marli, meu nome é Carla trabalho no PAE-Sebrae Queluz, preciso saber se vc tem alguma apostila do curso de Fibra de Bananeira.Meu e-mail é c.fontanini@yahoo.com.br
Temos pessoas interessadas.