terça-feira, 18 de agosto de 2009

OS PRIMEIROS CHINELOS SÃO APRESENTADOS PELA NOVA TURMA DO CURSO DE FIBRAS DE BABANENIRAS


Na foto acima um dos primeiros modelos de chinelos confeccionados pelas alunas do Curso de Trabalhos com fibras de bananeiras - Geração de Renda, lembramos que em Agosto/2009, iniciou-se um novos emestre dos Cursos, com novas turmas , o modelo acima foi confeccionado por uma das alunas novatas, naturalmente a técnica será melhorada com o tempo , mas o modelo acima foi feito com bas nas duas primeiras aulas deste 2 º Semestre..

ACONTECEU : EVENTO ENCERROU O 1 ºSEMESTRE DO GERAÇÃO DE RENDA EM UBATUBA






Aconteceu no dia 30 de julho, no Ginasio de Esportes TUBÃO , em Ubatuba o encerramento dos Curso do GERAÇÃO DE RENDA , sobre a corrdenação da Sra. marli Serra Martinez, com a colaboração de voluntárias , como Maria Rosa entre outras , uma realização da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social -Prefeitura Muncipal de Ubatuba - Adm. Eduardo Cesar.
O evento reuniu todas as alunas , particpantes dos diversos cursos ministrados dentro do Programa GERAÇÃO DE RENDA.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

OLÁ CAROS INTERNAUTAS E AMIGOS DO UBAFIBRAS...

Devido a problemas técnicos estivemos fora do ar por um longo período, pedimos desculpas , e a partir desta semana voltaremos a editar novamente este blog, com materias especiais sobre o artesanato do GERAÇÃO DE RENDA DE UBATUBA, além de outras materias sobre o artesanato ubatubense e agora com o CINE VÍDEO, sempre destacando o artesanato ubatubense.
Aguarde ainda esta semana novas fotos serão inseridas neste Blog.

SEJA BEM VINDO AO UBAFIBRAS , 100% artesanato caiçara...

CINE UBAFIBRAS APRESENTA : Artesanato 1 - Sertão da Quina - Ubatuba

A Partir desta semana o BLOG UBAFIBRAS volta a ser atualizado, aguarde nos próximos dias novas materias e fotos , a serem publicadas com mais frequência. Você voltará a ter aqui materias interessantes sobre o CURSO GERAÇÃO DE RENDA realizado em Ubatuba-SP, pela Prefeitura Municipal, Administração Eduardo Cesar. O Geração de Renda está realizando neste 2 º Semestre alguns Cursos , ministrados por monitoras altamente capacidadas, sobre direção de Marli Serra Martinez, a qual assumiu com garra esta missão. Veja abaixo a estréia do nosso CINE UBAFIBRAS, no Vídeo desta semana (um por semana) vamos acompanhar a 1 ª Parte do ARTESANATO NO SERTÃO DA QUINA, um bairro localizado na Região Sul de Ubatuba (quase na divisa com Caraguatatuba.




Arte e Artesanato em Ubatuba

O artesanato de Ubatuba tem suas raízes nos trabalhos em taquara, palha e vime produzidos pelos índios. Depois se mesclou com o barro e a madeira, utilizados com elegância pelos franceses que aqui se instalaram. Os artesãos do município na maioria produzem cestaria, trançado, entalhe e escultura em madeira. Os pintores tradicionais utilizam cores vivas e vibrantes sobre peças de cerâmica ou madeira modeladas e estruturadas com as mesmas formas desenvolvidas por seus antepassados. O comércio de artesanato local concentra-se basicamente nas lojas do centro e, nos sertões espalhados pelo município.

FONTE : Guia de Ubatuba - Ubatuba City

ADMIRADORA DO ARTESANATO UBATUBENSE VISITA O GERAÇÃO DE RENDA EEM UBATUBA

Ela veio do interior da Bahia, mais precisamente da cidade de Conceiç o de Almeida para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Geraç o de Renda, uma realizaç o da Prefeitura Municipal de Ubatuba através da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, seu nome Sonia Orlandini. Dona Sonia veio pela primeira vez em Ubatuba, ela veio conhecer os Cursos desenvolvidos pelo Serviço Social de Ubatuba, através do Programa Geraç o de Renda. Aqui ela foi bem recebida e viu de perto os belos trabalhos desenvolvidos em Ubatuba, trocou idéias com alunas e monitoras ubatubenses, conheceu algumas peças artesanais feitas de fibras de bananeiras e segundo ela a sua vinda a Ubatuba , ao efetuar uma pesquisas na internet para conhecer novas técnicas de artesanato , ela ficou conhecendo a fibra de bananeira, e ao chegar a fibra propriamente dita ela chegou ao blog : www.ubafibras.blogspot.com, blog este criado para divulgar os cursos do Geraç o de renda de Ubatuba-SP, o qual é ministrado pelo Serviço Social de Ubatuba através de monitoras voluntárias. Com o intuito de ajudar a populaç o carente de sua cidade, a Sra. Sonia , com recursos próprios veio da Bahia para ver de perto o trabalho aqui desenvolvido com a fibra de bananeira, muito simpática Sra. Sonia se encantou com o artesanato ubatubense, trocou aqui experi ncias vivenciadas em sua cidade natal Conceiç o de Almeida, falou de seus projetos em ensinar novas técnicas as famílias carentes de sua cidade. A Sra. Sonia deseja profissionalizar o trabalho das familias carentes de Conceiç o do Almeida , ensinando as famílias locais a aprenderem a trabalhar como artes s, aprendendo a produzir um artesanato com o apelo da arte baiana, por isso ela veio em busca de conhecimentos de novas técnicas, utilizar a fibras existentes em sua cidade, criando produtos a base da arte baiana. Segundo Sra. Sonia ela deseja construir um galp o em uma área adquirida pelo seu esposo e a beira da Rodovia BR 101, Loteamento Maria dos Passos Coni em Conceiç o de Almeida - BA. Segue o e - mail da Sra. Sonia , para aqueles que quiserem contata-la e poderem assim trocar com elas idéias e experi ncias com os mais variados tipos de artesanatos. Toda a equipe do Geraç o de Renda de Ubatuba agradece a visita da nossa agora amiga baiana Saonia Orlandini, para quem quiser contatá-la eis seu E-MAIL: soniaorlandini@yahoo.com.br.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Casa de recuperação de Ubatuba recebe curso de aproveitamento da fibra de bananeira

A secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba está ministrando o curso de aproveitamento da fibra de bananeira aos internos da Casa de Recuperação Missão Jesus é Luz. “Já apresentamos aos internos duas fases do projeto, a coleta do material e a extração da fibra. Passamos também algumas dicas sobre confecção de artesanato, mas este módulo será apresentado por completo nos próximos dias”, disse Marli Serra Martinez, coordenadora do projeto. Com o curso, a Secretaria oferece oportunidade de inserção no mercado de trabalho quando os internos deixarem a casa. “Na região temos fartura de matéria prima, portanto não seriam necessários grandes investimentos para começar a trabalhar com a fibra de bananeira”, completou Marli. MotivaçãoSegundo José Carlos da Silva, diretor presidente da Casa de Recuperação, os 14 internos se motivaram com o curso. “Eles perceberam que é possível participar de qualquer fase do processo, desde a colheita do material até a comercialização da fibra para indústrias, como a moveleira, ou confecção de artesanato, participando assim, da fase que mais se adapta ao seu perfil. Os internos já providenciaram uma área para a secagem da fibra e aguardam a continuação do curso”, declarou José Carlos. Alguns internos já têm prática em artesanato e ficaram animados com a nova perspectiva que o curso ofereceu. “Já trabalhava com artesanato em jornal, que usa quase a mesma técnica, mas acredito que a fibra de bananeira pode valorizar ainda mais as peças, pois hoje em dia todos querem ajudar a preservar a natureza, buscando artigos ecologicamente corretos”, disse um dos internos. A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social deverá abrir em breve novas turmas para o Curso de Aproveitamento da Fibra de Bananeira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-6038.

FONTE: JornalCanalAberto

TÁ CHEGANDO AO FINAL E COM SUCESSO OS CURSOS DE GERAÇÃO DE RENDA - 1 º SEMESTRE DE 2009

Realizados com apoio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social , orgão da Prefeitura de Ubatuba - SP em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e contando com a participação das monitoras e entre ela a nossa colega Maria Rosa e com a Coordenação de Marli Serra Martinez , tá chegando ao final mais uma Fase dos Cursos de Geração de Renda, o qual movimentou várias familias de nossa cidade , na busca pelo aprendizado do Curso de Manejo de Fibras de bananeiras , Culinária Básico e Avançado, artesanato entre outros. Estão de parabens as alunas , as quais estão concluindo os Cursos, na maioria mães que deixaram os afazeres domésticos de lado para encarar com seriedade sua participação nestes cursos, ganhou a nossa Secretaria, ganhou a nosssa Prefeitura, ganhou as nossas monitores ,as quais com competência, entusiasmo e dedicação repassou parte des seus conhecimentos para as alunas , e ganharam as nossas alunas, as quais se dedicaram com afinco. Enfim estão todas de parabens.



NOVA ETAPA, NOVOS CURSOS NO 2 º SEMESTRE DE 2009....AGUARDEM...

Para quem ficou de fora no 1 º Semestre, é só procurar a partir d Junho a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social - PMU, Rua Paraná, 375´- Centro, para ter informações sobre a abertura de novas inscrições visando os Cursos que serão realizados no 2 º Semestre de 2009, aproveite é gratuito, aguardm aqui mais informações sobre os Cursos do 2 º Semestre de 2009...

sexta-feira, 3 de abril de 2009

RESULTADOS DE UMA DAS AULAS COM FIBRAS DE BANANEIRAS....


Eis mais dois cestos, feitos com maestria pelas alunas do Curso Trabalhando com Fibras de Bananeiras do Geração de Renda de Ubatuba-SP. Uma parceria Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Ubatuba - SP. Aulas realizadas na Secretaria de Cidadania e Desenvolviumento Social - Prefeitura de Ubatuba - Rua Paraná, 375 - Centro. Monitora : Maria Rosa - Coordenadora Marli Serra Martinez.

GERAÇÃO DE RENDA , TRABALHOS FEITO COM AMOR E DEDICAÇÃO...


Nesta foto alem da bolsa feita com a fibra da bananeira, destacamos os seis cestos, cinco feitos a base de fibra de bananeira e o outro a direita, também feito com a fibra da banenira, mas prensada, uma verdadeira arte confeccionada por alunas do Curso " Trabalhando Com Fibras de bananeira " , alunas do Geração d Renda , um Programa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Ubatuba-SP. Em Ubatuba, o Curso é coordenado pela Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, sob a responsabilidade de Marli Serra Martinez.
Faça uma visita a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba, localizada a Rua Paraná, 375 - Centro e confira na recepção da Secretaria outros trabalhos maravilhosos das alunas do Geração de Renda, os mesmo em exposição de 2 ª a 6 ª feira, das 8 as 12 e das 14 as 17 horas.

Aguardamos a sua visita.....

DIRETO DA SALA DE AULA " TRABALHANDO COM FIBRA DE BANANENIRA"


Eis uma amostra da arte ubatubense, confira uma bolsa totalmente feita de fibra de bananeira durante uma das aulas de : Trabalhando com fibras de bananeira, ministrada pela monitora Maria Rosa. Confira os detalhes, maiores informações confira o número do celular de contato
na coluna ao lado direito ( Marli Serra Martinez Coordenadora do Geração de Renda)...

ARTESANATO TRADICIONAL

Tem suas raízes nos trabalhos em taquara, palha e vime produzidos pelos índios. Depois se mesclou com o barro e a madeira, utilizados com elegância pelos franceses que aqui se instalaram. Os artesãos do município na maioria produzem cestaria, trançado, entalhe e escultura em madeira.Os pintores tradicionais utilizam cores vivas e vibrantes sobre peças de cerâmica ou madeira modeladas e estruturadas com as mesmas formas desenvolvidas por seus antepassados.
A Rota da Casanga ou Estrada da Casanga é o trecho onde vive parte dos artesãos de Ubatuba. Com a formação do CAC – Centro de Artesãos da Casanga, diversas obras do artesanato tradicional caiçara ficam expostas para venda. O CAC fica a 500 m do trevo do Perequê-açú. Contato: (12) 9766.7368.
O comércio de artesanato local concentra-se nas lojas do centro e, nos sertões espalhados pelo município. Um dos pólos que podemos citar é a estrada da Casanga.

FONTE : www.aciubatuba.com.br

TUNEL DO TEMPO....Roteiro de artesãos na Estrada da Casanga

FONTE : Jornal A Semana - Ubatuba
Publicação Semanal - Edição 71 - Ubatuba, 16 a 23 de março de 2000



Imagine um lugar onde vivem só artesãos. Toda uma comunidade voltada a produção artesanal de objetos decorativos e utensílios. Assim é a Estrada da Casanga: a beira deste caminho, cravado no morro da Casanga, entre as praias do Perequê-Açu e Itamambuca, cresce uma comunidade formada predominantemente por artesãos. Pessoas extremamente humildes (muitos deles não tem sequer o quarto ano primário), que têm o artesanato como ofício e mantêm a tradição e a arte, transmitindo o conhecimento de pai para filho. Essa comunidade enfrenta diversas dificuldades. Desde o clima (que por vezes não favorece o recolhimento de material), a falta de apoio da Prefeitura (segundo eles, a taxa cobrada por uma vaga na feira de artesanato é muito alta para quem vive de artesanato), até as Leis de Preservação do Meio Ambiente (que proíbem a retirada de produtos da Mata Atlântica, matéria prima do artesanato). O sr. Zé Teixeira (faz mesas e cadeiras), um dos membros mais velhos da comunidade conta que, há vinte e cinco anos vive do artesanato. Com ele criou oito filhos (todos artesãos) e alguns netos. Diz ainda: “são muitas dificuldades, mas o artesanato é uma renda pequena e sofrida, mas sempre presente. É como uma torneira pingando. Debaixo dela o chão tá sempre molhado”. Outro membro da comunidade, o sr. Brás (faz entalhes em madeira, animais e gamelas), concorda: “o dinheiro é pouco, mas para quem batalha, está sempre lá”, conclui. Recentemente, numa iniciativa da Fundart (através de uma sugestão de seu Grupo Setorial de Artesanato), em parceria com a Costamar, Comtur e Prefeitura Municipal, foi criada a Rota do Artesanato. Neste projeto, toda a estrada foi mapeada com base na sua produção artesanal. Após o mapeamento, foram colocadas placas em frente a casa de cada artesão, com seu nome e trabalho que desenvolve. Por fim, foi implementada uma linha de ônibus especificamente para este trecho, facilitando assim a vida de moradores e visitantes.

sexta-feira, 6 de março de 2009

ESSAS SÃO AS MULHERES "NOTA 10" DO GERAÇÃO DE RENDA DE UBATUBA

Na foto Marli - Editora deste blog e Coordenadora do Geração de Renda de Ubatuba e as Monitoras dos Cursos

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

VAI COMEÇAR AS AULAS DO GERAÇÃO DE RENDA 2009

Em Ubatuba, a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social realizaou em 2008 um belo trabalho, realizando diversos Cursos dentro do Programa Geração de Renda, em 2009 o GERAÇÃO DE RENDA DEVERÁ REPETIR O MESMO SUCESSO DE 2008.

Marcada para começar no último dia 16 de fevereiro, as inscrições para quem queria participar como aluna (o) dos Cursos :
Culinária -Iniciantes, Bordados,
Artesanato (confecção de bichinhos),
Pintura em tecidos Iniciantes,
Culinária - Avançado,
Crochê,
Fibra de bananeira,
Bijuterias e
Customização

(ao todo 8 cursos)

As inscrições se encerraram no mesmo dia, com mais de 180 alunas (os) inscritas (os).

Encerrada as inscrições , algumas pessoas interessadas, as quais não conseguiram fazer inscrição a tempo , puderam deixar seu nome na "Lista de Espera".
para maiores informações disque : 12 - 3832-6038 com Marli ou Rosa.

As aulas começaram no início de março e se estenderam até junho.

Para obtrer mais informações , ligue para op numero acima citado....

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

UM POUCO SOBRE ARTESANATO COM PALHA DE BANANEIRA

ARTESANATO COM A PALHA DA BANANEIRA

O artesanato com a palha e a fibra da bananeira possibilita a confecção de uma grande variedade de produtos tais como cestas, bolsas sandálias, tapetes, colares, pulseiras, etc...
Atualmente, com a revalorização do artesanato, este tipo de trabalho vem se mostrado como uma oportunidade de gerar uma renda complementar para as comunidades que vivem de agricultura familiar.
A palha da bananeira é produzida a partir das bainhas foliares extraídas do pseudocaule da bananeira, que equivale a seu tronco. O corte do pseudocaule é uma prática adotada no sistema de cultivo da banana. Após a colheita do cacho costuma-se retirar a bananeira mãe, cortando-se se pseudocaule de modo a dar espaço para o crescimento dos filhotes.
Do pseudocaule da bananeira é possível extrair vários tipos de palhas, cada uma com uma característica diferente: as palhas mais finas (utilizadas para dar acabamento, costurar, adornar, etc.) são chamadas de filé e contra-filé; as mais grossas (utilizadas para trabalhos mais rústicos) são chamadas de palha inteira; das três camadas que é constituída a palha inteira retira-se a palha interna (menos resistentes), a redinha (toda vazada) e a palha raspada (extremamente resistente). Depois é preciso pendurá-las ou esticá-las para secar ao sol, não podendo pegar chuva nem orvalho, ou seja, é preciso ter dois lugares definidos para a secagem; um local a céu aberto e outro local protegido da umidade.
As palhas são utilizadas para a manufatura do artesanato das mais diferentes formas possíveis, de acordo com a criatividade do artesão. Combinando palhas e outros materiais (bambus, cipós, sementes, etc...) é possível se fazer de cestas a biombos e até divisões internas de uma casa. As possibilidades são infinitas, a fibra é muito resistente podendo durar vários anos, sendo substituída a qualquer momento. O artesanato é constantemente reconstruído e reinventado.