quarta-feira, 18 de junho de 2008

ALGUMA PALAVRAS SOBRE ARTESANATO

ARTESANATO

O artesanato pode ser entendido como oportunidade para a pessoa se expressar e descobrir as próprias aptidões; oportunidade de autoconhecimento e valorização das manifestações artísticas. Com o artesanato, a pessoa desenvolve habilidades com as mãos e, principalmente, com o cérebro, dando lugar à criatividade através de diversos materiais, técnicas e procedimentos. O artesão vai criar, aproximando idéias e materialidade. Vai dar forma, vai dar vida à sua idéia e, com isto, está exercitando a mente, prevenindo problemas com a memória, principalmente no caso de indivíduos da melhor idade, além de relacionar-se com pessoas com as quais tem afinidade, tem interesses comuns, o que melhora, inclusive, o humor, afastando o isolamento. Pode, ainda, transformar esse hobby em atividade que lhe traga remuneração, pois os produtos artesanais têm excelente aceitação no mercado. Basta nos lembrarmos dos artesanatos regionais, por exemplo, o das rendeiras do Nordeste, que mantêm a casa e a família com seus produtos artesanais, que têm sido exportados com excelentes resultados.
Os benefícios de se dedicar ao artesanato no dia-a-dia atingem praticamente todas as pessoas interessadas, uma vez que o trabalho manual gera introspecção, concentração e reflexão. Enquanto desenvolvem um trabalho manual, as pessoas ficam calmas, atentas, com os olhos focados em sua produção, acompanhando criteriosamente o resultado de cada passo realizado. Durante esse processo sentem-se importantes, capazes e amadurecem, convivendo melhor consigo mesma e com o grupo.
ANÔNIMO

NOVO LINK AMIGO NO SITE " UBAFIBRAS"

Temos o prazer de apresentar um link amigo novo, o mesmo está presente na nossa Seção "Links Amigos", trata-se de um PORTAL DO ARTESANATO NA REDE, acesse agora e descubra um mundo novo, o qual levará até você muitas novidades em matéria de artesanato.

CURSO DE FIBRA DE BANANEIRA REALIZADO NO UBATUMIRIM

Alunas do Curso Geração d Renda - Aula Curso de Fibra de Bananneira - Ubatumirim

O bairro do Ubatumirim , localizado na Região Norte de Ubatuba ( quase divisa com Paraty-RJ), é um tradicional reduto de caiçaras, o PROGRAMA GERAÇÃO DE RENDA , realizado pela Secretaria de Cidadadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ubatuba em parceria com o Estado, vem obtendo grandes resultados com a comunidade local, na foto acima , tirada durante o Curso da Fibra da Bananeira, ministrada pela monito Rosa e tendo a presença da 1 ª dama da cidade , Sra. Denise, no centro da foto (de blusa verde) entre as alunas, comprova que a união faz a força e as alunas tem aproveitado cada minuto das aulas, aprendendo o manejo do tronco da bananeira até a arte final dos produtos criados pelas mesmas.
A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social vem realizando um grande trabalho em prol do desenvolvimento da cidade, ministrando gratuitamente Cursos para a população, um bom exmplo é o Curso com Fibra de bananeira.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

COM VOCÊS A FIBRA DA BANANEIRA



A fibra de bananeira é produzida a partir das bainhas foliares extraídas do pseudocauleda bananeira, que equivale a seu tronco.

O corte do pseudocaule é uma prática adotada no sistema de cultivo da banana.

Do pseudocaule da bananeira é possível extrair vários tipos de fibras, cada uma com sua característica: capa (externa), seda (interna) e renda (intermediária).

A camada externa é a mais grossa e são para trabalhos que exijam resistência do material. A interna é a mais fina, indicada para acabamentos das peças. A camada intermediária é a ideal para ornamentar.

Produção do fio


A produção do fio da bananeira é realizada em duas etapas.


Primeiro se extrai as fibras através do processo de desfibragem (separação e remoção de resíduos), que pode ser feito por maceração, mecânica ou manualmente.

Maceração: as bainhas são colocadas em um tanque com água por alguns dias, até que as fibras se separem do tecido. Muitas vezes o material se perde por apodrecimento. Para uma fibra de qualidade é preciso que a água seja boa, que a temperatura e a limpeza do tanque sejam adequadas.

Mecânica: é o processo mais rápido, embora ainda não exista equipamento adequado no mercado.

Manual: esse processo é o que apresenta melhores resultados, considerando-se a qualidade da fibra obtida. Neste processo são necessários uma faca, um garfo, uma escova de cerdas de aço e um cilindro para massas. O cilindro é usado para aplainar a bainha e retirar o excesso de água. Depois se separam as camadas interna e externa com a faca. Raspa-se a bainha para tirar o excesso de mucilagem e a película externa. A separação das fibras é feita com o garfo para abrir sulcos e, depois, a escova de aço separa as fibras em pequenos feixes. Lava-se o feixe de tiras. Quando estiverem devidamente separadas e livres de resíduos, estende-se o feixe no varal para secagem. Em dias de sol, as folhas estarão secas após seis ou oito horas, momento em que se pode iniciar o processo de confecção do fio. Para a fiação é necessário subdividir o feixe e umedecê-lo para evitar que as fibras arrebentem. As partes separadas vão sendo inseridas na roca, que, por processo de torção, vai originando o fio.

Tingimento: para esse tipo de processo o tingimento será natural utilizando corantes de folhas ou sementes, como o urucum, eucalipto, casca de cebola e açafrão em vez de produtos químicos. Para tingir utilizando o urucum é só dissolve-lo em água fervendo (na água fria ele não é solúvel) junto com a folha de goiabeira, pois esta age como mordente (substância que faz a tinta aderir à fibra). Coloca-se a fibra na substância e leva-se ao fogo por uma hora.Depois de retirar do fogo é preciso mantê-la imersa por mais 24 horas.

Depois que se extrai a fibra, através dos métodos citados acima, vem a segunda etapa que é a de fiação, ou seja, torção ou redução da fibra em fio.



Fonte :

www.atrmacramebordado.arteblog.com.br/.../

CINE UBAFIBRAS ESPECIAL : " TRABALHOS COM PALHAS DE COCO

Seus artesanatos - pássaros, peixes, insetos, chapéus etc. - fazem sucesso nas praias de Ipanema e Leblon, no Rio de Janeiro. Lenes concedeu entrevista no último dia 31/05 ao Programa do JÔ. Se não assistiu, vale a pena conferir! "A incomparável criatividade do povo brasileiro".


http://video.globo.com/Portal/videos/cda/player/player.swf" name="movie" />

terça-feira, 3 de junho de 2008

AGORA O SITE "UBAFIBRAS" JÁ TEM SUA FM - SÓ MPB



Ao vistar este site, você terá uma boa novidade, agora enquanto você visita a página principal deste site , você poderá ouvir as melhores musicas populares do Brasil. No ar a UBRAS FIBRAS FM.....Ouça agora, a boa e verdadeira música brasileira...

CONHEÇA UM EQUIPAMENTO IMPORTANTE NO TRABALHO COM A FIBRA DA BANANEIRA




Esta máquina acima é a responsável pela trituração da fibra de bananeira, depois de picada e cozida, o talo da bananeira, é colocado dentro deste "grande liquidificador" onde é triturado e preparado para os diversos usos : papel e massas, estas última são utilizadas na criação das esculturas .

MAIS UMA BOLSA FEITA PELAS ALUNAS DO CURSO DE ARTESANATO COM A FIBRA DA BANANEIRA